Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia com o tema “O Poder da Imagem”

Jornadas Rede Bibliotecas Maia

A Biblioteca Municipal da Maia irá promover nos próximos dias 27 e 28, no Fórum da Maia, as XII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, um evento que se tem consolidado ao longo dos anos como uma oportunidade de reflexão e partilha de conhecimento.

Este ano, as Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia terão como temática central o “Poder da Imagem” e a importância crescente que a ilustração tem adquirido nas últimas décadas.

Programa:

Dia 27, sexta-feira:

9h00 – Conferência de abertura da XII Edição com a presença de: Mário Nuno Neves, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, e Sofia Barreiros, chefe de divisão da Cultura da Câmara Municipal da Maia e representante nacional da Rede de Bibliotecas Escolares;

9h30 – Mesa 1: “Para quando um mapa de ilustração nacional?”, com Rui Vitorino Santos – doutorado em Arte e Design, curador e ilustrador participante de mostras coletivas e individuais na área de ilustração; Mafalda Milhões – editora e curadora do “Fólio Ilustra – Óbidos”; João Morales – curador do Festival “Livros a Oeste”; Moderador: Pedro Seromenho – curador do “Braga em Risco”.

11h30 – Mesa 2: “O livro-objeto, o livro Pop-up e o livro de autor: novas especificidades, novas linguagens”, com Najla Leroy – artista plástica, designer e diretora de arte; Alexandre Rampazo – autor premiado, ilustrador, diretor de arte e artista gráfico; Carla Nazareth – designer, ilustradora e autora; Moderador: José Alberto Rodrigues – professor e investigador.

14h30 – Mesa 3: “Novas gerações, novas imagens”, com Gabriela Araújo – vencedora do concurso “Inspira x Ó Galeria”; Soraia O. – vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo; Filipa Beleza – vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo; Moderadora: Cátia Vidinhas – professora, designer e ilustradora.

16h00 – Performance de ilustração ao vivo: “Tela Gigante” com Gabriela Araújo, Filipa Beleza e Soraia O.

16h30 – Mesa 4: “O poder da Imagem – Sonhar, Editar e Ilustrar”, com Marta Madureira – designer, ilustradora e diretora do MIA/IPCA; Anabela Dias – ilustradora; Mariana Rio – ilustradora e professora; Moderadora: Dora Batalim – professora, investigadora e formadora.

21h30 – Performance poética “Aí irei, quando for homem, com uma caravana de camelos e acenderei uma fogueira na escuridão”, com Estefânia Surreira e Filipe Miranda. O verso de Robert Louis Stevenson serve de mote ao espetáculo.

Dia 28, Sábado:

9h30 – Workshop de mediação de leitura com a Professora e investigadora Dora Batalim.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter