O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde promove mais uma palestra online no próximo dia 16, às 14h30, desta vez para falar de «Alimentar Cidades Sustentáveis – mudança do paradigma alimentar em Portugal».
Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do Dia Mundial da Alimentação cujo tema deste ano é “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás.” e vai ser dinamizada por Francisca Feiteira da Alimentar Cidades Sustentáveis.
A agricultura é responsável por 72% das captações globais de água doce, mas, como todos os recursos naturais, esta não é infinita. Quase 600 milhões de pessoas dependem dos sistemas alimentares aquáticos para viver e estes estão a sofrer gravemente sob os efeitos da poluição, da degradação dos ecossistemas, das práticas insustentáveis e das alterações climáticas. “Urge gerir a água com sabedoria. Necessitamos de produzir mais alimentos e outros produtos agrícolas essenciais com menos água, garantindo que esta seja distribuída de forma equitativa, que os nossos sistemas alimentares aquáticos sejam preservados e que ninguém seja deixado para trás”, é a mensagem a reter.
A inscrição é gratuita e obrigatória.