Abriu ao final da manhã de hoje um novo serviço na Câmara da Maia, o balcão de atendimento “Maia Energy Hub”, criado no âmbito do projeto Porto Energy Hub – AdE Porto (Agência de Energia do Porto), que já abriu balcões também em Matosinhos, Porto, Trofa e Valongo.
A inauguração deste posto de atendimento de proximidade para as questões da energia contou com a presença da vereadora do Ambiente e Energia do município, Marta Peneda, e do administrador executivo da AdEPorto, Rui Pimenta.
Este responsável esclareceu que este é um ponto de proximidade para “disponibilizar um apoio especializado aos maiatos para poderem fazer face aos desafios para serem mais eficientes e poderem melhorar o conforto térmico nas suas habitações”.
O projeto “Porto Energy Hub” nasce no âmbito do programa europeu Horizonte2020 para mitigar a pobreza energética.
Ao balcão especializado da Maia os munícipes podem dirigir-se diariamente, nos Paços do Concelho, onde estão duas técnicas preparadas para os orientar, de acordo com as respetivas questões que pretendam expor. Além disso, explicou a vereadora Marta Peneda, se houver vontade do cidadão, pode ser agendada uma reunião com um responsável da AdE Porto neste mesmo balcão na Câmara da Maia, às quartas-feiras das 13h30 às 16h30.
Os cidadãos terão ao dispor um técnico devidamente habilitado a esclarecer questões de sustentabilidade energética, nos âmbitos, financeiro, jurídico e técnico.
A vereadora Marta Peneda refere que este “Maia Energy Hub” é um novo serviço importante para “promover a literacia energética e aconselhar as famílias maiatas em questões relacionadas com a eficiência energética nas suas habitações”.
Além do atendimento especializado no novo balcão, os cidadãos têm ao dispor uma plataforma online (https://maiaenergyhub.pt/), cuja ligação está disponível também na página inicial do portal da Câmara da Maia (em cm-maia.pt).