A Assembleia Municipal da Maia aprovou por maioria a “recomendação pela implementação do programa para consumo assistido”, informa o BE da Maia através de comunicado.
A possibilidade da criar uma sala de consumo assistido no concelho foi debatida e votada em Assembleia Municipal da Maia. De acordo com os deputados do BE, “apesar das 80 experiências positivas em 11 países europeus e inúmeras chamadas de atenção das organizações que têm intervenção no terreno”, os programas para consumo vigiado “não têm tido concretização, sendo que a criação de salas de consumo assistido, potenciando a aproximação dos consumidores à rede de cuidados de saúde, tem de partir da iniciativa das câmaras municipais”.
A proposta foi aprovada por maioria, com 11 abstenções do PS e duas do CDS. Em consequência desta votação, a Assembleia vai recomendar ao executivo da Maia que avalie a implementação de uma sala de consumo assistido.
Em Portugal há duas salas de consumo assistido, no Porto e em Lisboa. A sala do Porto situa-se junto ao bairro da Pasteleira.