Jovens e vereadores de Juventude da Área Metropolitana do Porto reunidos na Maia

Foto CMM

O município da Maia acolheu, na Quinta dos Cónegos, um encontro metropolitano do projeto “EU Youth Dialogue – ANJE-Europa”. A sessão decorreu esta terça-feira, dia 17, e teve o enfoque no empreendedorismo. No mesmo dia teve ainda lugar um encontro de técnicos e vereadores de Juventude dos municípios da AMP.

Os decisores políticos analisaram o mesmo tema, com enfoque nas “boas práticas e nas ações a realizar no futuro”, como frisou o vereador da Juventude da Câmara da Maia, Hernâni Ribeiro, que se constituiu como anfitrião do evento.

O dia de trabalho terminou com jovens e decisores políticos em reunião mais abrangente e onde se discutiram as conclusões em conjunto.

O vereador de Juventude da Câmara da Maia, Hernâni Ribeiro, considerou, em declarações à Rádio NoAr, este encontro “bastante enriquecedor”.

 

Os vereadores ouviram dos jovens as principais dificuldades que sentem nesta área, tendo Hernâni Ribeiro apresentado alguns dos objetivos a serem implementados no município da Maia para apoiar os jovens empreendedores. O autarca entende que o esclarecimento e motivação para o empreendedorismo deve começar nos bancos da escola: “temos que começar a trabalhar nas escolas, pois o nosso ensino até ao 12º ano não aborda, ou se o faz é de forma muito incipiente, o tema do empreendedorismo. Entendo que devemos trabalhar com os jovens a partir do 10º ano esse tema, em parceria com entidades que já existem” neste âmbito. E dá como exemplo do que poderia ser feito, um concurso de ideias, “incutindo com isto o bichinho do empreendedorismo nos jovens”, sublinhou Hernâni Ribeiro.

O vereador acredita que tendo as noções básicas do empreendedorismo desde cedo, “os jovens podem encarar o futuro académico já tendo a criação da própria empresa como um dos caminhos ou uma das possibilidades de futuro”.

 

Outro vetor em que o município maiato deve apostar é na criação de “academias”, tendo em vista já o público-alvo dos estudantes universitários, envolvendo diversas empresas e entidades do mercado empresarial do concelho. A partir desta experiência, são incutidas nos jovens competências fundamentais para ser um empreendedor.

De resto, o vereador da Juventude sublinha que estas vertentes já foram experimentadas na Maia, entretanto, “estamos a afiná-las para ter este programa completo de apoio ao empreendedorismo jovem”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter