A partir desta quarta-feira e até dia 19, o lixo vai ganhar forma para consciencializar a população sobre a importância da redução do consumo e da necessidade da reutilização e reciclagem dos resíduos para a preservação do presente e para a garantia do futuro do planeta.
A exposição, criação e processo pedagógico de produção com alunos da Escola Profissional de Vila do Conde (EVPC) é do encenador, cenógrafo e professor Amauri Alves, especializado em grandes eventos e espetáculos comunitários realizados com milhares de participantes em diversos países.
O programa do projeto MonstroLixo – Por um mundo sustentável, é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (ACIVC), da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) e da Câmara Municipal de Vila do Conde (CMVC).
No âmbito do programa de festas do São João de Vila do Conde, o Centro de Memória será invadido por monstros clássicos confecionados em grandes proporções com resíduos coletados pelos estudantes da EPVC.
Ainda no Centro de Memória haverá diferentes atividades lúdicas, nomeadamente a criação e confeção de brinquedos com resíduos, jogos e brincadeiras interativas e uma sala de jogos construídos com resíduos para todas as idades. Esta quarta-feira, todos os interessados podem ainda aprender o processo de criação e produção dos monstros e, no dia seguinte, saber como criar e produzir jogos e brinquedos com resíduos. Do programa fazem ainda parte os workshops “Atividades lúdicas com resíduos” (13 de junho), “Construção de jogo com resíduos” (14 de junho) e “Criação e produção de jogos e brinquedos com resíduos” (15 de junho).
O Auditório Municipal vai receber duas conferências, quarta e quinta-feira, a partir das 15h00, e cinco palestras entre os dias 13 e 15.