Porto, Lisboa e Guimarães foram escolhidas para a chamada ‘Missão Cidades’ da UE, desafio que integra 100 cidades europeias “neutras e inteligentes” que estarão na linha da frente da neutralidade carbónica até 2030”.
Ao longo do processo de candidaturas para ingressar o projeto, a Comissão Europeia recebeu cerca de 400, sendo que desse total apenas 100 países foram selecionados. As cidades escolhidas terão acesso a financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes de apoio para atingir o objetivo que será a descarbonização nos próximos oito anos.
As zonas urbanas albergam 75% dos cidadãos da UE e, globalmente, consomem mais de 65% da energia do mundo, sendo responsáveis por mais de 70% das emissões de CO2.
A Comissão Europeia vai disponibilizar um total de 360 milhões de euros de financiamento do ‘Horizonte Europa’, durante o período 2022-2023, com a pretensão de solidificar o caminho da inovação para a neutralidade climática até 2030. Além do apoio monetário, as 100 cidades vão receber ainda ajuda técnica e legal.