Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa para a celebrar a arquitetura e as cidades com a ambição de devolver ao público a realização do evento na sua dimensão e dinâmicas habituais. Esta é uma parceria estratégica dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Até 15 de abril decorrem inscrições para a equipa de voluntários da organização.
Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 02 e 03 de julho, adaptado às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento para a prevenção do contágio Covid-19, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.
A seleção dos espaços desta 7ª edição está a cargo dos curadores, arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.
Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

