8º Festival Cultural de Folgosa recebeu centenas de pessoas

Fotos: Junta Freguesia de Folclore Folgosa_

Decorreu entre os dias 28 e 30 de julho a oitava edição do Festival Cultural de Folgosa que, durante três dias, recebeu centenas de pessoas interessadas na mostra de artesanato, gastronomia, cultura e animação.

O certame inaugurou oficialmente às 20h00 do dia 28, com cerimónia presidida por Paulo Ramalho, vereador do Turismo da Câmara Municipal da Maia e deputado da Assembleia da República, e Vítor Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Folgosa. Para a visita aos stands da Feira de Artesanato e Gastronomia juntou-se depois o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago.

Do cartaz festivo fizeram parte exposições de artesanato; de motos, motorizadas e carros antigos; jogos tradicionais, animação infantil, torneios de sueca e matraquilhos, caminhada, entre muitos outros.

No sábado, 29 de julho, ao ritmo de um professor do Fitness Hut, o dia começou com uma aula de aquecimento nos jardins do Passal, a que se seguiu uma caminhada pelo PR2 dos “Percursos na Maia”.

A animação musical não faltou naquela que é a freguesia da Maia mais conhecida na tradição folclórica. À noite, como é tradição, realizou-se o 38º Festival de Folclore, com a atuação de seis grupos e ranchos folclóricos, incluindo do grupo da casa e organizador da iniciativa, o Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa.

No domingo, o dia começou cedo para os aficionados de antiguidades, quer de duas ou quatro rodas. As centenas de motas, motorizadas e carros antigos saíram à rua num desfile por vários locais da freguesia.

O início da tarde foi animado pelo músico David Eusébio, a que se seguiu a Tuna de Contabilidade do Porto e, mais tarde, com a apresentação das equipas sénior e de formação do Folgosa da Maia Futebol Clube com a divulgação dos equipamentos de todos os escalões e respetivos patrocinadores para a época 2023/2024. O clube apresentou ainda um novo projeto, com a estreia de uma equipa sénior feminina a disputar a 3ª divisão.

Como não poderia faltar, a gastronomia marcou presença durante todo o certame, culminando com o tradicional Concurso de Sopas, avaliado pela Real Confraria Gastronómica das Cebolas, com cinco sopas a concurso. Da autoria do Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa, o caldo de nabos foi a sopa vencedor.

Os três dias fecharam com chave de ouro ao som de José Luís Piloto – Show Band, que animou miúdos e graúdos.

“Para o próximo ano, a Junta de Freguesia de Folgosa voltará a apostar em mais uma edição do festival que reúne o que de melhor se faz na freguesia e promete trazer novidades”, refere o presidente de Folgosa em nota de imprensa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter