500 anos da Fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação de Vila do Conde

500 anos da Fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação de Vila do Conde
Convento Encarnação

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco (VOTSF) e o Município de Vila do Conde promovem, até 01 de outubro, a comemoração dos 500 anos da fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação.

O evento arrancou este domingo, com a celebração da eucaristia na Igreja de São Francisco, seguindo-se a evocação a Artur Bonfim e a assinatura do protocolo de integração da Biblioteca da VOTSF na rede Concelhia de Bibliotecas.

O programa inclui, ao longo dos próximos meses, celebrações eucarísticas, exposições, concertos e o lançamento de uma edição que reúne o contributo de diversos investigadores e individualidades sobre a história e património da instituição.

O Convento de Nossa Senhora da Encarnação, atualmente conhecido por Igreja e Asilo de São Francisco, foi fundado em 1522, nas imediações da cerca do Convento de Santa Clara, por intervenção de D. Isabel de Mendanha, empenhada na construção da igreja e da casa conventual para doze religiosos franciscanos.

Desde a sua fundação até à contemporaneidade, o convento sofreu inúmeras alterações, mantendo, no entanto, a sua função assistencial a comunidades menos favorecidas, como é exemplo a criação do “Asylo de São Francisco” em 1867.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter