A Venerável Ordem Terceira de São Francisco (VOTSF) e o Município de Vila do Conde promovem, até 01 de outubro, a comemoração dos 500 anos da fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação.
O evento arrancou este domingo, com a celebração da eucaristia na Igreja de São Francisco, seguindo-se a evocação a Artur Bonfim e a assinatura do protocolo de integração da Biblioteca da VOTSF na rede Concelhia de Bibliotecas.
O programa inclui, ao longo dos próximos meses, celebrações eucarísticas, exposições, concertos e o lançamento de uma edição que reúne o contributo de diversos investigadores e individualidades sobre a história e património da instituição.
O Convento de Nossa Senhora da Encarnação, atualmente conhecido por Igreja e Asilo de São Francisco, foi fundado em 1522, nas imediações da cerca do Convento de Santa Clara, por intervenção de D. Isabel de Mendanha, empenhada na construção da igreja e da casa conventual para doze religiosos franciscanos.
Desde a sua fundação até à contemporaneidade, o convento sofreu inúmeras alterações, mantendo, no entanto, a sua função assistencial a comunidades menos favorecidas, como é exemplo a criação do “Asylo de São Francisco” em 1867.