2º Workshop do Jardim Comunitário do Fórum da Maia agendado para 14 de maio

orégãos selvagens_Foto: landra.pt

Realiza-se na Maia, no próximo dia 14 de maio, o 2º Workshop do Jardim Comunitário do Fórum da Maia. O tema da sessão, que tem lugar às 17h00, será “Utilizar Plantas Medicinais”, por Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho.

Após uma primeira sessão, dedicada à identificação de plantas úteis em geral, Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho com o apoio da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, levam a efeito um segundo workshop, desta vez, sobre as plantas medicinais.

Continua o processo de identificação (por meio da observação e do desenho em grupo) embora com concentração maior no manuseio concreto de cada espécie.

«Como a alimentação é indissociável da saúde, a simples ingestão é, em si, já uma aplicação medicinal. Mas quantas outras formas há de acedermos às propriedades fantásticas das plantas que nos rodeiam? Nesta atividade, vamos pôr em prática algumas técnicas de preparação, extração e aplicação e falaremos ainda de outros procedimentos artesanais, que podemos explorar em casa, para que sejamos mais autónomos e capazes de cuidar da nossa própria saúde», refere a apresentação do evento.

Estrutura da atividade:

– Início no Jardim Comunitário do Fórum da Maia, com breve abordagem da criação do mesmo;

– Exercícios de observação e desenho para continuar a melhorar a capacidade de identificação de espécies. Desenhar uma das seguintes partes: flor, folha ou fruto. Partilhar os desenhos e identificar que partes da planta foram desenhadas e que de plantas se tratam.

– Aprender a utilizar as ferramentas digitais PlantNet e PFAF para identificar com exatidão plantas no jardim com propriedades medicinais.

– Procurar na literatura de herbalismo as utilizações mais básicas e experimentá-las: cataplasma direto; cataplasma enzimático; infusão fria; preparação para secagem; moagem de partes secas e produção de uma pomada simples.

– Explicação e sistematização de outros procedimentos: Extrações, infusões, decoções, fermentações, destilações, pomadas…

Produtos:

– infusão: infusão de bolota

– tinturas e licores: OHN tónico herbal

– destilação: óleo essencial de casca de laranja e de eucalipto

– óleos vegetais prensados a frio: azeite, pasta de azeitona

– fermentação: kombucha, kefir, etc.

– extração a frio: leite de aveia

– xarope (pressão osmótica): Rosa canina / sabugueiro

A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas através de: 965717721 ou landra.pt@protonmail.com

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter