O Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora, no dia 06 de agosto, 158 anos.
As primeiras referências aos modelos de policiamento remontam ao século XIV, época em que D. Fernando I criou e instituiu nas cidades um corpo de agentes policiais, denominado Quadrilheiros, que usavam como símbolo de autoridade que estavam investidos, uma vara pintada com as cores da cidade e o respetivo brasão, atuando na dependência do Alcaide.
Em 1760, foi criado o lugar de Intendente-Geral da Polícia da Corte e do Reino, com jurisdição em matéria de segurança pública, vulgarizando-se o termo “Polícia”.
A origem da PSP remonta ao tempo do reinado de D. Luís I que, em 02 de julho de 1867, criou no imediato em Lisboa e no Porto, e posteriormente em todas as capitais de distrito, um Corpo de Polícia Civil diretamente subordinado aos Governadores Civis, sendo assim lançadas as bases organizacionais, funcionais e culturais do que é atualmente a PSP, com uma matriz civil, uniformizada e armada, tendo por missão genérica defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos.
No dia 6 de Agosto de 1867, foi publicado o mapa das Divisões, Esquadras e Secções para a cidade do Porto, data que é hoje evocativa da criação do Comando Metropolitano do Porto.
O Comando Metropolitano do Porto encontra-se organizado em 8 Divisões territoriais em seis concelhos (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) e 3 Divisões de competência específica (Trânsito, Investigação Criminal e Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço), dispondo de uma área de responsabilidade territorial de 264.07 Km2 e assegura a proteção a 1.162.248 concidadãos.
O 158.º aniversário do Comando Metropolitano do Porto é formalmente assinalado com os seguintes eventos:
-Cerimónia Religiosa às 10:00 do dia 6 de agosto, na Igreja de Santa Clara, no Porto;
-Cerimónia Policial às 16:30 do dia 6 de agosto, no Teatro Municipal de Vila do Conde, presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro.
-Exposição de meios policiais na Praça de São João em Vila do Conde entre as 10:00 e as 19:00 do dia 6 de agosto;
-Exposição de painéis alusivos à História da PSP na Reitoria da Universidade do Porto entre 5 e 10 de agosto.