Presidente da Câmara de Matosinhos na apresentação do PRR

foto cm-matosinhos.pt

Apresentação dos Programas PRR – Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial oficial foi concretizada ontem, dia 23, em Matosinhos, na Porto Business School, pelo primeiro ministro, António Costa. A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, e o diretor da Porto Business School também marcaram presença nesta apresentação.

Com a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência pela Comissão Europeia, começam a ser publicados os avisos de candidatura às iniciativas previstas no programa de financiamento que dedica 5 mil milhões de euros a fundo perdido para as empresas. O primeiro aviso para a inovação empresarial é lançado na próxima semana.

A avaliação e negociação das Agendas Mobilizadoras irá decorrer com base em dois modelos distintos: pactos de Inovação a criar através da mobilização de diversos stakeholders para ações de cooperação ou de clusterização; e projetos Mobilizadores de agendas de inovação, a desenvolver através da integração, quer de componentes de I&D a realizar por instituições de I&I ou empresas, quer de investimento produtivo necessário à produção de novos bens e serviços inovadores a partir do conhecimento transferido.

Este processo de auscultação será divido em três fases: a primeira fase a decorrer já no início do terceiro trimestre de 2021 (julho) com a receção das candidaturas; a segunda etapa dedicada à avaliação e negociação das mesmas no 4º trimestre de 2021; a terceira e última fase centrada no convite às “propostas de ideias” selecionadas na etapa anterior, com vista à assinatura dos “contratos programa” durante o primeiro trimestre de 2022.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter